Teuto-Brasileiro

Cadastre seu site ou blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Temática inicial.

A conjugação dos verbos ( Die Konjugation der Verben )

Forma 1 ( Form eins )

Ich arbeite (ích árbáite) -en ,+e - Eu trabalho
Du arbeitest (dú árbáitest) -en + est -Você trabalha
Er arbeitet (éar árbáitet) -en +et - Ele trabalha
Sie arbeitet (zí árbéitet) -en +et - Ela trabalha
Wir Arbeiten (vía árbáitan) - Nós trabalhamos
Ihr arbeitet (iar árbáitet) -en +et - Vocês trabalham
Sie arbeiten (zí arbeitan) - Eles trabalham , Elas Trabalham, O(A) Senhor(a) trabalha

Outros verbos da forma 1 : Antworten, Kosten, Braten

Forma 2 ( Form Zwei )

Ich frage (ích frágue) -n - Eu pergunto
Du frangst (dú frakst) -en +st - Você pergunta
Er fragt (éar frakt) -en +t - Ele pergunta
Sie fragt (zí frakt) -en +t - Ela pergunta
Wir fragen (vía fragan) - Nós perguntamos
Ihr fragt (iar frakt) -en +t - Vocês perguntam
Sie fragen (zí fragan) - Eles perguntam , elas perguntam, O(A) senhor(a) perguntam

Outros verbos da forma 2 : Lernen , Gehen , Kommen , Sagen , Verstecken

Verbo Sein (záin) - Ser , Estar

Ich bin (ích bin) - Eu sou, eu estou
Du bist (dú bist) - Você é , Você está
Er, Sie, Es ist (éar , zí, és íst) - Ele é , ele está ; Ela é ela está ; isto é , isto está
Wir sind (vía zint) - Nós somos , nós estamos
Ihr seid (iar záit) - Vocês são, vocês estão
Sie sind (zí zint) - Eles são, eles estão; Elas são , elas estão; O(A)s senhor(a)s são, O(A)s senhor(a)s estão

Verbo Haben (haban) - Ter , Possuir

Ich habe (ichrrabe) - Eu tenho
Du hast (dúrrást) - Você tem
Er, Sie, Es hat ( éar , zí , és hat) - Ele tem ; Elas tem ; Isto tem ,ou apenas tem
Wir haben (víarraban) - Nós temos
Ihr hat (iarrat) - Vocês têm
Sie haben - Eles têm ; Elas têm ; O(A) senhor(a) têm


Ao terminar de lê a matéria acima faça os seguintes exercícios abaixos.

1) - Bilden Sie sätze mit das verb "Haben" .

A) - Die Schweine -
B) - Die Häuser -
C) - Das Geld -
D) - Das Kind -
E) - Die Blumen -

2) - Bilden Sie Sätze mit das Verb "Sein" .

A) - Der Ingenieur -
B) - Der Bauer -
C) - Die Bäuerin -
D) - Der Zimmermann -
E) - Der Bankangestellte -

3) - Der Konjugation der Verben.

A) - Ich........Deutsch. (sein)
B) - Ihr........Hier. (sein)
C) - Er........sehr Geld. (haben)
D) - Du.......zu Klaus. (gehen)
E) - Wir......nach Haus, Und Du Hier........ (gehen, bleiben)

**Faça os exercícios acima e poste aqui nos comentário para revisão.


Das Futur (dás fútur) - O futuro

Em alemão usamos para o futuro o complemento auxiliar "werden" que significa "tornar-se" ou "vir a ser" . Vejamos sua conjugação e logo depois alguns exemplo sobre sua utilização.

Ich werde (ích vérdê) / Du wirst (dú vírst) / Er wird (éar vírt) / Sie wird (zí virt) / Es wird (és vírt)
Wir werden (vía vérdan) / Ihr wird (iar virt) / Sie werden (zí vérdan)

Exemplos:
Ich werde ein Ingenieur sein. - Eu serei um engenheiro.
Du wirst reisen. - Você viajará.
Er wird Mir ein Buch schenken. - Ele mim comprará um livro.
Ihr wird Morgen reisen. - Vocês viajarão amanhã.


Das Imperfekt.

Regelmäßig (rêguel méçich) - Regular.

1º Modo

Verbo "Machen"
Ich mach(te) - Eu fiz (ích mart)
Du mach(test) - Você fez (dú martêst)
Er; Sie; Es mach(te) - Ele; Ela; Isto fez (éar, zí, és martê)
Wir Mach(ten) - Nós fizemos (vía martan)
Ihr Mach(tet) - Vocês fizeram (iar martêt)
Sie mach(ten) - Eles, Elas fizeram, O(A) senhor(a) fez (zí martan)

Outros verbos que seguem o mesmo patrão acima: Bestellen, Bringen, Denken, Erklären, Kennen, Können, Plaudern, Sagen, Wohnen.


2º Modo

Verbo "Antworten"
Ich antwort(e) - Eu respondi (ích ant.vôrta)
Du antwortet(est) - Você respondeu (dú ant.vôrtetêst)
Er; Sie; Es antwortet(e) - Ele; Ela; Isto respondeu ( éar, zí, és ant.vôrteta)
Wir antwortet(en) - Nós respondemos (vía ant.vôrtetan)
Ihr antwortet(et) - Vocês responderam (iar ant.vôrtetat)
Sie antwortet(en) - Eles, Elas responderam , O(A) senhor(a) respondeu


Outros verbos que seguem o mesmo patrão do 2º modo: Arbeiten, Erwarten, Kosten, Warten, Öffnen, Mieten , Enden

Zu Beispiel (tsú báispíl) Exemplo:

Er bracht ein Schocolade mit. - Ele trouxe um chocolate.
Ich konnte Hier nicht kommen. - Eu não podia vir aqui.
Kanntest Du Ihn? - Você conhecia ele?

Passado do verbo "Sein" (ser, estar)

Ich war (ich var) / Du warst (dú várst) / Er, Sie , Es war (éar, zí, és var) / Wir waren (vía varran)
Ihr war (iar var) / Sie waren (zí varan)

Übungen (ybungen) - Exercícios

1)- Ändern Sie vor das Imperfekt.
A)- Ich bin Hier.
B)- Wir sind Glauber.
C)- Ich habe Geld nicht.
D)- Sie geht nach Haus.
E)- Ihr bringt Kuchen mit.
F)- Du kaufst ein Buch.
G)- Es ist schon Spät.

2)- Ändern Sie vor das Present.
A)- Er stieg in Berlim aus.
B)- Sie wohnten ins Deutschland
C)- Du warst Hier gestern.
D)- Ich bracht Pralinen mit.
E)- Gingst Du Ihn mit?
F)- Kauften Sie zwei Bücher gestern.
G)- Sie wollte in die Firma arbeiten.
H)- Ich war in Japan vorgestern.
I)- Er trank viel Bier.
J)- Trankst Du Schnaps in das Fest?
K)- Sie war Besoffen.

Neue Wörten (nóiê vôrten) - Novas palavras.

Das Praline (dás prálinê) - O bombom / Der Glauber (déa gláubar) - O crente
Der Kuche (déa cúrre) - O bolo / Besoffen (bêzôfan) - Bêbado
Der Schnaps (déa chináps) - A cachaça / Vorgestern (fór.guestern) - Ante ontem
Die Firma ( dí firma) - A firma / Ändern (éndêrn) - Trocar , Mudar


**Faça os exercicios e postem aqui nos coméntario para revisão.


Verben mit Vorsilbe (Ferban mít Forzilbe) - Verbo com Prefixo.

A)- Betonte Vorsilbe (bêtônte forzilbe) - Prefixo forte.

Ankommen (ankômman) - Chegar
Abfahren (apfáran) - Partir
Einsteigen (áinch.táigan) - Entrar
Aussteigen (aús.chitáigan) - Descer
Losfahren (lôsfáran) - Partir
Aufhören (áuf.rrêúran) - Terminar

**Nesse caso A os verbos com prefixos fortes são aqueles usados em uma frase cujo a parte fixa do verbo está sendo conjugada e a outra parte dele sempre irá aparecer no final da frase por exemplo:
*Sie kommt im Berlim 23 Uhr an. - Ela chegou em berlim as 23 horas
*Sie fahren nach Frankfurt am Main Heute los. - O senhor parti hoje para Frankfurt am Main.

B)- Unbetonte Vorsilbe (ún.bêtônte forzilbe) - Prefixo fracos.

Erklären (éarkléran) - Explicar
Beginnen (bêguínan) - Começar
Verstehen (farste.ên) - Entender
Verbeßern (fár.bêçarn) - Corrigir

**Os verbos com o prefixo do caso B são aqueles que não se separam durante a conjugação, são fixos. Exemplo:
*Ich erkläre Dich einmail. - Vou te explicar mais uma vez.
*Sie versteht der Satz nicht. - Ela não entendeu a frase.

Übungen - Exercicios.

1)- Para testar o que você aprendeu sobre os prefixos e conjugação verbal escreva as seguintes frases em alemão:
A)- Nós chegamos em casa as 15 horas.
B)- Pedro partiu para o Rio de Janeiro ontem.
C)- Alex desceu do onibus.
D)- Eu entrei no carro.
E)- Vocês partiram com meu dinheiro.
F)- O senhor mim explicou tudo.
G)- Você corrigiu tudo ontem.
H)- Eles terminaram o serviço.
I)- Elas começaram a dançar.


Das Perfekt

Das Hilfsverb Partizipium Perfekt
*Haben gemacht
*Sein gehört

Sein - Indica lugar, condição e estado fisico.
Exemplo: Ich bin nach Rom gefahren. - Eu tinha ido á Roma.
Er ist gestorben. - Ele é morto , Ele é falecido.

Haben - Indica uma ação.
Exemplo: Er hat das Flugzeug geflogen. - Ele tinha voado de avião.
Ich habe schöne Photos gemacht. - Eu tinha feito belas fotos.

Os verbos "SEIN" e o "HABEN" são usados como auxiliar nesse tipo de conjugação para especificar ação, condição e estado fisico ou para indicar local onde esteve.

Regelmäßige Verben.

ge.....t ( machen, rennen, haben )
.....t ( besuchen, erwarten, studieren, rasieren )
....ge...t (aufmachen, zumachen, mitbringen, mitgehen )

Exemplos:
Ich besucht meiner Schwester. (ích bêzurt máinar chúestar) - Eu visitei minha irmã.
Ich habe meiner Schwester besucht. (ích rrábe máinar chúestar bêzurt) - Eu tinha visitado minha irmã.
Er hat Schokolade mitgebracht. (éarrat chocolade mit.gêbrárt) - Ele tinha trazido chocolate.
Sie ist sehr krank gewesen. (zí ist zéar cránc gêvêsan) - Ela tinha estado muito doente.

Übungen - Exercícios

1)- Ändern Sie das Perfekt bei:
A)- Ich gehe nach Haus.
B)- Er ist Hier jetzt.
C)- Sie sind in Frankreich.
D)- Du hast viel Geld.
E)- Was machen Sie Hier?
F)- Bist Du krank?
G)-Wie geht es Ihnen?
H)- Hans ist in China.
I)- Klaus ist Heute zu Jane.






Nenhum comentário:

Postar um comentário